CÂMBER
O grau de inclinação vertical da roda é conhecido como câmber ou cambagem. É ele quem determina a área da superfície do pneu em contato com o solo e o seu desalinhamento pode causar deformações no aro.
Cada veículo possui uma faixa de tolerância específica para a cambagem e, geralmente, só é necessário ajustes após acidentes ou fortes impactos. A cambagem pode ser positiva, quando a parte superior das rodas fica voltada para fora do veículo e a inferior para dentro, ou negativa, quando acontece o contrário.
Para solucionar isso, o ideal é trocar os componentes defeituosos da suspensão.
CÁSTER
Já o cáster é o ângulo formado entre o pino mestre e o ponto de fixação no centro da roda – determinado pelo fabricante de cada veículo. Ele está diretamente relacionado a dirigibilidade e estabilidade do veículo, já que é o cáster que mantém o caminhão em linha reta e faz com que o volante retorne à posição central após uma viragem.
O ângulo do cáster também pode ser negativo ou positivo, dependendo da sua inclinação. E, da mesma forma que o câmber, a melhor forma para corrigir esse problema é realizando a troca dos componentes danificados.
Dessa forma, o alinhamento se faz necessário para alinhar as rodas em relação a seus respectivos eixos e suspensão, e ao solo. Esse serviço, então, elimina o excesso de atrito dos pneus, equilibra o veículo e mantém os componentes devidamente encaixados.
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