E quando fazer o alinhamento?
A manutenção preventiva é sempre a melhor saída para garantir a eficiência de caminhões, carretas ou ônibus. Em algumas situações específicas também é indicado realizar o alinhamento.Sempre que for fazer a revisão em seu veículo, uma das principais bases da manutenção preventiva e geralmente feita a cada 10 mil quilômetros rodados, aproveite também para já checar o alinhamento e o balanceamento dos conjuntos de rodas e pneus. Se, durante uma viagem, sentir dificuldade para manter o caminhão, ônibus ou carreta em linha reta, ou tiver que aplicar uma força maior que o normal no volante, é indicado procurar ajuda para checar o alinhamento das rodas.Outro ponto de atenção é após impactos, como buracos ou obstáculos, que podem causar deformação nos pneus e/ou amassar as rodas. Outras situações em que é indicado realizar o alinhamento de direção são a cada troca ou rodízio dos pneus, após a manutenção da suspensão e, claro, ao sentir forte trepidação no volante ou nas rodas. E, por último, de tempos em tempos, faça você mesmo uma inspeção e observe a integridade da borracha. Caso note que o desgaste está irregular, com um lado da banda de rodagem mais gasto do que o outro por exemplo, pode ser um sinal de desalinhamento de roda. O alinhamento de direção em veículos como caminhões, carretas ou ônibus é essencial para a conservação do seu veículo e segurança do motorista.Faça revisões periódicas, manutenções preventivas e mantenha seu veículo alinhado.
Como evitar que o automóvel desalinhe?
Evite passar em cima de buracos, fazer curvas e manobras forçadas, carregar mais peso do que necessário dentro do seu carro ou porta-malas e andar com os pneus descalibrados. Esses procedimentos forçam a suspensão e direção, o que desalinha as rodas.
Qual a importância do alinhamento?
Andar com o automóvel desalinhado leva a um maior desgaste dos pneus, rodas, suspenção e direção, prejudicando a condução do veículo, colocando a segurança do condutor em risco. Para garantir um melhor e mais seguro desempenho do automóvel deve-se fazer o alinhamento sempre que notar o menor sinal de desalinhamento.
Quando devemos trocar os filtros de ar e de óleo?
Nos dois casos devemos seguir a orientação do fabricante do veículo.
Observamos que já temos algumas montadoras recomendando a troca do filtro de óleo a cada troca do óleo para que não haja mistura do óleo novo com o residual que se encontra dentro do filtro usado, e a avaliação do filtro de ar nesta mesma oportunidade.
Danos decorrentes da falta da troca dos filtros de ar e de óleo:
Filtro de ar
Aumento no consumo de combustível;
Perda de potência do motor;
Filtro de óleo
Filtro de óleo carregado de sujeira dificulta a passagem do óleo e pode causar falha na lubrificação do motor;
Bloqueio total do filtro de óleo, causado pelo excesso de impurezas, pode causar sérios danos ao motor.
O que é o embuchamento de eixos?
O embuchamento de eixo também é bastante conhecido como kit para manga de eixo.
Depois de muitos quilômetros rodados e estradas percorridas, naturalmente as buchas e os pinos das mangas do eixo perdem suas propriedades originais de fábrica.
O desgaste acontece normalmente com o tempo e, quando isso ocorre, interfere diretamente na dirigibilidade do motorista e, consequentemente, em sua segurança.
Assim, o embuchamento de eixo recupera essas características e faz com que o caminhão ou ônibus resgate a sua capacidade elástica e restaure as boas condições dos componentes do sistema de suspensão.
Com esse tipo de serviço, você aumenta o desempenho do veículo e a durabilidade de sua suspensão, já que a direção se torna mais leve e os impactos são absorvidos de forma correta.
O que é recapagem?
A recapagem ou reconstrução de pneus consiste em aproveitar a estrutura resistente do pneu gasto (liso), desde que esta esteja em boas condições de conservação, e incorporar-lhe nova borracha de piso, por forma a que este ganhe outra vida. Em média esta operação é efetuada uma vez para pneus de veículos ligeiros, duas a três vezes em pneus pesados ou industriais, e cerca de dez vezes em pneus de avião. Com esta operação, o pneu mantém basicamente as mesmas características técnicas e de comportamento do pneu original, a custos muito inferiores. Relativamente ao pneu novo, poupa-se cerca de 75%, tanto a nível de matéria prima como a nível energético, o que se traduz simultaneamente numa poupança econômica e ambiental. Para que sua utilização seja segura, duas condições tornam-se imprescindíveis: que o produto cumpra as especificações do fabricante; e que o seu processo de confecção tenha um bom padrão de qualidade. Os resíduos de pneus representam um problema global com potencial crescimento e efeito cumulativo, devido ao aumento da manufactura e durabilidade dos produtos.
O que é a vulcanização de pneus?
A vulcanização do pneu é uma forma de reparar rasgos ou cortes nas laterais, fazendo com que ele volte a ficar apropriado para o uso. Esse tipo de dano lateral acontece quando você acerta o pneu em alguma coisa afiada ou quando ele já está bem desgastado. Até as encostadas no meio-fio na hora de estacionar podem rasgar a lateral, se forem muito frequentes.Para entender melhor a vulcanização, você tem que entender o conceito químico por trás dela. Na verdade, a adição de enxofre altera a borracha. Ela:fica mais elástica;tem mais força;ganha mais resistência térmica.É uma técnica simples, rápida de executar e que de fato funciona